Trabalhar certamente é uma vitória. Seja qual trabalho for. Mas dar aulas, estar a frente de cerca de trinta crianças agitadas, distraídas, suadas, emburradas, sorridentes, enfim, em seu auge dos hormônios, é um trabalho bem diferente. É o poder da sedução, a competência, o abuso da criatividade diária para fazer com que essa sedução, seja produtiva e realmente envolvente, e que faça a maioria se simpatizar com o assunto a ser desenvolvido.
Trabalhar? Hum... Eu diria que professor, não trabalha. Ele é o artista da vida. Aquele que tem a voz mais lembrada, e a atitude mais comentada. É aquele.
Certo dia, uma colega, numa das minhas janelas (intervalo entre aulas), me contou uma "lenda" envolvente sobre o que são professores. Dizia ela:
- Professores são os antigos guerreiros, já que hoje não existem mais batalhas com espadas e armaduras, os guerreiros de Deus tiveram que ser subtituídos por aqueles com giz nas mãos, lutando por uma terra melhor, assim como os de antigamente. Formando um exército.
E não é que ela tem razão? Formamos as criaturas que vão nos garantir o futuro de nossos netos... Os próximos votos... Os desmatamentos, ou o reflorestamento...
A Vida ou a Morte...