Google

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Que show!!!!! Júlio Emílio Braz!


































Hoje não estou me sentindo muito bem, porém não poderia deixar passar esse momento inesquecível...

Uma entrevista, que não deixou de ser a melhor aula que todos os alunos do Colégio Provecto tiveram durante o ano letivo de 2009... Um parabéns à Elisângela, e a Shirley me parece tão pouco, em relação ao presente que ganhamos, porém, aqui vai o meu melhor: PARABÉNS!!!!

Durante este ano, os alunos fizeram leituras do escritor Júlio Emílio Braz, (inclusive li algumas de suas crônicas para os alunos do Básico!), e nesta última quarta, receberam o escritor na escola, para saber mais sobre sua vida...

Que pessoa maravilhosa e fantástica! Ao encontrá-lo antes da entrevista, estava sentado, sereno, sorridente e me cumprimentou com muita simpatia... Não posso negar, que não esperava mais do que simples conselhos e incentivos à leitura (mais um, bem próximo àqueles que fazemos todos os dias), apesar de ter lido suas obras e ter me encantado! Me surpreendeu!

Logo no início, nossa aluna da 6º série, Amanda, com sua voz encantadora, lançou mão de perguntas extremamente bem elaboradas, resultando num relato de vida excepcional... De toda a luta para ser escritor, e do tempo para ter a primeira obra publicada, das cartas de amor que escrevia para namoradas que não eram dele, da cara de infeliciade da mãe ao descobrir que ele seria escritor e não contabilista e das pesquisas que realizou para escrever (principalmente um de seus livros mais demorados, sobre surf: 18 meses!)...

Em meio a todos esses relatos, inúmeras vezes, citou pensamentos próprios, que me intrigaram muito e se eu não dividir com vocês essa aprendizagem, eu não estaria cumprindo o meu papel de educadora... E como não posso deixar uma coisa dessas acontecer, aqui vai algumas de suas frases:

"Virei famoso, logo existo"

"O acordo ortográfico é a vingança do colonizado, pois o português agora está muito mais abrasileirado!"

"Quando um homem quer enrolar o outro, é só falar difícil!"

"Escritor não é possuído por caboclo literário. É preciso reescrever. Não existe DOM, existe TRABALHO"

"Analfabeto não é aquele que não sabe ler e escrever. É aquele que mesmo sabendo, não o faz!"

"O gosto pelo estudo, nos leva à curiosidade..."

" O que é uma ilha? Uma porção de terra, envolvida por água de todos os lados. Certo?
Até emcima?"

E na minha opinião, o melhor pensamento:

"O TEMPO QUE VOCÊ PASSA NA ESCOLA, DEFINE DE QUE LADO DO BALCÃO VOCÊ ESTARÁ..."

Infelizmente não conseguirei me lembrar de tudo o que foi dito, o que é uma pena... Mas para todos os presentes, que presente lhes foi dado!!!!!!!

Obrigada Provecto, por mais uma vez, ter feito algo que vale a pena!

Ah! E eu não poderia deixar de comentar o vídeo gravado pelos alunos do Ensino Médio... Fantástico? É pouco...
Uma pena não ser professora de vocês...

Sucesso!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: