Google

terça-feira, 22 de maio de 2007

Aprende ou está fazendo cópias?


Hoje, tentei ajudar Erica, minha irmã... ela tem extremas dificuldades com a língua inglesa, onde estuda.

Me trouxe um texto sobre indígenas, copiado da lousa, com pequenas questões a serem respondidas, depois da tradução do texto.

Ela, não tinha a menor noção do que estava escrito, e como sua letra é uma "belezura", percebi que ela não tinha feito uma cópia de palavras, mas que ela havia "desenhado" o que a professora havia colocado na lousa. Ela cursa o segundo colegial noturno, numa escola pública do interior de São Paulo, e juntamente com seus colegas de classe, não tem a menor noção do que responder nas questões. E eu, apesar de todo o conhecimento na língua, não pude entender os desenhos ingleses que ela produziu.

Percebo a grande frustração dela, ao dizer que o texto não foi lido pela professora, e que se sentiria mais segura se eu pudesse ler para ela.

Professores... Jamais tentem fazer o mesmo! Texto, e vocabulário, sem um contexto, sem uma leitura prévia, sem um acompanhamento interessante, sem uma atividade bem explicada, não categoriza aula de línguas, mas sim, passatempo!

A frustração dela foi também a minha, que fiquei chocada com o descaso, e com a falta de vontade de colegas da profissão.


Como ela vai estar preparada para o vestibular no próximo ano? Qual a sua motivação para aprender inglês?


Quanto tempo vai demorar para que boas aulas sejam preparadas?

Um comentário:

Unknown disse...

Estoy totalmente de acuerdo con tu comentario final.
El profesor tiene que colocarse en el lugar del alumno desde que empieza y termina la clase.