Google

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Músicas em espanhol animam e ensinam...


Oi de novo... Vamos falar sobre músicas?? Eu amo, por que elas facilitam minha vida educacional e divertem, além de dar enorme prazer, ao perceber que seu aluno faz links culturais entre as línguas, entre sotaques e principalmente adquire novos vocabulários.

Gosto muito de aproveitar músicas de cantores conhecidos pelos alunos, para facilitar a aceitação. E o mais interessante é manter essa música sempre em contato com o aluno, mesmo depois de muito tempo, como na rádio da escola, ou quando você resolver desenvolver um exercício qualquer, colocando as músicas tocadas de fundo, relaxam e os fazem estar sempre em contato real com o idioma.

Desenvolvo as músicas sempre de maneiras diferentes, para não se tornar uma aula de canto. Por exemplo: utilizando EVA, cortado em tiras.

Explico melhor... Aula 01: Utilizei a música "La copa de la vida" do cantor Rick Martin, (letra fácil, agitada e de entendimento rápido), escrita em quatro cartolinas coloridas, e colei na lousa aleatoriamente, não na ordem correta, e deixei a música tocar, até que os alunos por si só colocassem uma ordem na letra da música. Copiaram a letra que não é extensa. Aula 02: Pedi para que deixassem o material guardado e distribui saquinhos plásticos, para grupos de três alunos, com a letra da música já vista por eles, escrita em tiras de EVA, recortadas e embaralhadas. Conforme a música tocava, eles colocavam a letra em ordem.

Uma aula surpreendente que poderia ter tido diversas continuações, e no caso dessa música, ela se tornou uma apresentação no dia dos Professores! Com um coral e um grupo que fez uma dança, com a juda da professora de Ed. Física!

3 comentários:

Anônimo disse...

Hola!!!

Muito interessante o seu blog... as propostas são execelentes!!!
Parabéns!!!

Aproveitando a oportunidade... gostaria, se possível, dicas de músicas para trabalhar...
segue meu e-mail.. (gisbel_silva@yahoo.com.br)
Desde já obrigada!!!

Nagila disse...

Oi, amei a dica

Eu também utilizei uma música, porém antiga do Roberto Carlos: "Un gato en la oscuridad" para alunos do segundo grau. Pensei que seria só uma aula para rever vocabulário e introduzir los posesivos e foi um sucesso. Quando dei por mim os alunos começaram a cantarolar e logo pediram para cartarmos umas outras 3X.
Meu nome é Nágila.
Meu e-mail é:
profanagila@gmail.com.

Se tiver novidades me repassa.

aliçión disse...

hola aprindi español in to site