Google

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Sobre a enquete...


A nossa enquete querida ali na lateral do blog, leva a seguinte questão: Aprender línguas em escolas estaduais é possível?
A resposta é bem complicada. Todos respondem e permeiam um "depende".
Há uns três anos atrás participei de um grupo de professores de inglês para crianças entre 7 e 11 anos, todos alunos da prefeitura municipal de Leme. Nesse período, percebi que todos os envolvidos que responderam entrevistas com perguntas sobre: "qual a diferença entre atividade e tarefa?" e "é preciso ir para o exterior para aprender uma língua estrangeira?", nenhum respondia que o projeto que estavamos envolvidos ensinaria.
Estranho.
Mas é uma realidade. Todos os professores também lecionavam em escolas particulares, e isso influenciava um pouco na resposta. Com a implantação da escola de tempo integral em 2006, as línguas receberam um espaço melhor (não material!!!), como o Espanhol implementando a grade curricular. Em 2006, com apenas uma hora semanal, em 2007 com duas!
A intenção é boa.
A realidade um pouco severa. Como o espanhol não era foco das universidades de Letras, no início do ano passado, a quantidade de professores licenciados era insignificante! E as aulas acabaram ficano nas mãos de qualquer substituto (não demerecendo o trabalho árduo desses professores*).
Este ano, a quantidade de formados na área, já é imensa. Não posso dizer o mesmo da imensidão da qualidade.
Porém...
EU ACREDITO no projeto Tempo Integral. E daqui alguns anos, teremos ótimos resultados. E poderei me orgulhar em dizer: eu participei!
E a pergunta da enquete ainda é difícil de ser respondida, mas com todo o crescimento intelectual e cultural que notei nos meus quatrocentos alunos, nesses dois anos... A minha resposta é: "Com muita dedicação aluno-professor-língua, é possível aprender línguas até na calçada..."


Besos...

Um comentário:

Unknown disse...

Por favor colega... pense antes de escrever qualquer besteira apenas com intuito de se parecer superior! Para falar a respeito da possibilidade de se ensinar/aprender línguas estrangeiras nas escolas públicas, é preciso fazer julgamentos sobre a qualidade de profissionais que estão se formando nas universidades?
Desde quando o papel das universidades é o de formar profissionais? Já ouviu falar em formação continuada de professores ? que aliás, sua diretoria de ensino devia estar lhe dando?